quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

delimitando o tema 1

Se de um lado empresas florestadoras, Estado e representantes políticos passam a sustentar o argumento do “desenvolvimento” e de outro lado, grupos ambientalistas e movimentos sociais alertam para os possíveis impactos ambientais no bioma e transformações socioculturais. Qual é a resultante desse embate?

2 comentários:

  1. Fontes para pesquisa:

    Conflitos no mundo árabe e justiça ambiental marcam discussões no FSM
    Por Redação. - 11.02.2011 às 20:37:00 - 429 Views

    http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=40406

    Por que a área ambiental está em pé de guerra

    Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica

    (13) Envie seu comentário

    Crise na área ambiental do Governo do Estado expõe falta de estrutura nos municípios cearenses para cuidar do assunto. O resultado é sobrecarga da instância estadual e maior demora nos processos de licenciamento

    A divergência é antiga e não se limita ao Ceará. A crise na área ambiental foi a primeira do segundo governo Cid Gomes (PSB) e expôs um conflito já de longa data na administração pública Brasil afora. Embora o meio ambiente seja sempre valorizado nos discursos, o assunto passa a ser visto como empecilho quando vira obstáculos a grandes obras.

    continua no link...

    http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/01/29/noticiapoliticajornal,2095813/por-que-a-area-ambiental-esta-em-pe-de-guerra.shtml

    Coluna: Dilma e a questão socioambiental no Brasil
    Data de publicação : 11 Fevereiro 2011 - 12:14pm | Por Fabio de Castro

    Enquanto as opiniões se divergem a respeito do balanço do governo Lula no setor econômico, político e social, existe um consenso de que questões socioambientais têm perdido espaço nos planos do governo nos últimos anos.

    A crescente polarização entre políticas de desenvolvimento e de conservação que culminou na resignação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, revelou o isolamento das políticas ambientais frente ao plano de crescimento econômico à custa de decisões pouco democráticas, danos ambientais e injustiças sociais. O novo governo tem pela frente o desafio de criar propostas concretas para reparar a política socioambiental do governo anterior, marcada por severas contradições.

    Contradições
    As diversas realizações durante o governo Lula na área socioembiental se revelam contraditórias quando contextualizadas dentro do programa nacional de outros setores. Em relação à política territorial, por exemplo, houve um aumento significativo de áreas protegidas, crescente inclusão de populações locais, e início do processo de regularização fundiária na Amazônia.

    Estes feitos, porém, se contradizem com a aprovação da alteração do código florestal para subsidiar a expansão do agronegócio, o descaso às populações locais em áreas de conflito ambiental, o isolamento do Ministério do Meio Ambiente e sociedade civil no licenciamento ambiental de grandes projetos, e o desinteresse político em outros biomas relevantes como o cerrado e o pantanal.

    continua no link...

    http://www.rnw.nl/portugues/article/coluna-dilma-e-a-questao-socioambiental-no-brasil

    ResponderExcluir